Como organizar sua primeira viagem sozinho

Viajar sozinho não é uma aventura arriscada como uma boa parte das pessoas imagina. Obviamente tende a ser mais seguro curtir alguns dias foras de casa com os amigos, mas os riscos são os mesmos quando não há planejamento. Com organização é possível curtir bastante e não enfrentar problemas. Saiba mais!


Vantagens de viajar sozinho

Há quem não consiga se imaginar em uma viagem de férias sem os amigos. A turma da curtição indo junto qualquer programa bobo fica muito bacana e simples de ser executado. Também rola uma festa extra no quarto de hotel, a galera torna o vôo também muito animado. A simples de ideia de não ter a energia dos amigos fazem alguns turistas desistirem dos planos. Mas não deveriam.

Viajar sozinho possui suas vantagens e muitas delas apenas levamos em consideração apenas quando já chegamos ao destino escolhido para viajar sozinho. Um dos pontos importantes é escolher todo o trajeto de acordo com suas preferências. Com um grupo de amigos é preciso ir pela maioria e isso nem sempre agrada a todos. Algumas vezes você vai para locais os quais não gostaria apenas para agradar à galera.


Nem todos em um grupo possuem o mesmo ritmo e isso pode causar uma enorme perda do tempo no passeio. Alguns andam mais rápido enquanto outros necessitam de um maior intervalo para descanso. Se você for do grupo dos que precisam de uma boa noite de sono pode perder alguns dos programas marcados pelos amigos. E se gosta de agitação pode se sentir preso porque nem todos vão topar suas ideias.

Algumas vantagens de viajar sozinho são:
  • Você esconde seu trajeto e define seus horários;
  • Pode mudar de ideia quando e onde quiser sobre uma atração turística;
  • Poderá prolongar a viagem de acordo com a sua agenda e necessidades;
  • Dentre outras.

Como organizar uma viagem sozinho passo a passo

Organizar uma viagem para curtir sozinho exige alguns cuidados como todo mundo lista organizar e precavido.  Algumas dicas são:

Muita atenção à documentação -  tanto onde vai guardar como levar todos os documentos necessários na aventura. Isso vale tanto para transitar por terras brasileiras como em outros países. Quanto mais longo for o prazo para iniciar a solicitação da documentação mais chances você tem de não ter problemas em sua viagem.

Crie um roteiro de atrações para visitar -  ao menos tenha ideia do que pretende conhecer para se informar mais sobre a cidade seguras para turistas, os pontos nos quais podem ou não transitar e os considerados de risco. Evite também trajetos muito distantes dos principais locais para visitação. A segurança costuma ser reforçada em pontos turísticos, em outros locais não.

Não leve muito dinheiro em espécie - tenha em mãos cartão de crédito e outras formas para saque sempre que precisar. A indicação de especialistas é evitar levar muito dinheiro em espécie na bolsa ou nos bolsos para não chamar a atenção de possíveis assaltantes.

Por medida de segurança informe a alguém seu trajeto do dia -  infelizmente acidentes acontecem e a chances são maiores com turistas viajando sozinho. É indicado todos os dias avisar a um amigo ou parente seu destino e informar se chegou bem. Em caso de problemas ele ou ela saberá ao menos por onde iniciar a busca.

Atenção redobrada com as paqueras - bons golpistas costumam observar muito bem quem está ou não viajando sozinho para um possível assalto ou até algo mais. Muita atenção com pessoas que se aproximam amáveis demais.

Comentários

Postagens mais visitadas