Quem pode se inscrever no PROUNI!

As bolsas de estudo do Programa Universidade para Todos(Prouni) do Governo visa dar oportunidade aos estudantes de baixa renda, tenham eles pouca ou nenhuma condição de pagar a mensalidade da universidade. Mas apenas grupos seletos e realmente necessitados podem se inscrever no Prouni. Saiba mais!


O ProUni é uma ótima oportunidade para bolsas de estudo

O Pruni hoje possui como principal qualidade ser o maior programa de bolsas de estudo do país. O estudante concorre a vagas em universidades ou faculdades particulares uma vez que não consiga ser aprovado nas públicas. 

O sistema de bolsas do programa criado pelo Ministério da Educação trabalha com bolsa integral, cobrindo 100% da mensalidade, ou parcial em até 75%. Ao contrário do Financiamento Estudantil (Fies) não é preciso pagar nada ao final. Quando o curso acabar não há dívida pendente.

O processo seletivo é anual e acontece sempre após serem divulgadas as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O aluno se cadastra online, escolhe entre três cursos na mesma instituição ou universidades diferentes e espera o resultado de acordo com a sua nota e concorrência. 

Quem pode se inscrever no ProUni?

Todos gostaria de concorrer a uma vaga no programa mas o foco do MEC é bem claro: bolsa de estudos apenas para quem precisa. Por isso apenas podem se inscrever no ProUni:
  • Estudantes com conclusão do ensino médio em escola pública ou bolsista em instituição privada;
  • Estudantes com família baixa renda, com renda familiar de no máximo um salário mínimo e meio de acordo com o valor do salário mínimo atual;
  • Ter feito a prova do Enem com nota superior a 6 nos conhecimentos gerais e sem zerar redação. 
Os critérios acima são para os alunos do ensino médio. Há ainda outras bolsas especiais para:
  • Profissionais de licenciatura buscando mestrado e doutorado;
  • Professores com magistério na busca de um diploma de licenciatura.
Estes dois grupos listados acima são foco também do programa visando melhorar a qualidade no ensino público no Brasil. Capacitar a mão de obra é uma forma de conseguir este intento. Há bolsas reservadas apenas para o público que leciona e está interessado em voltar para a sala de aula. 

Como funciona a seleção das bolsas do ProUni

O sistema usado pelo ProUni avalia as informações do candidato no preenchimento. O sistema eletrônico permite cadastro de todos, mas apenas atendendo todos os critérios informados acima pode-se ocupar a vaga. Isso quer dizer que mesmo aprovado na seleção, no ato da matrícula o aluno pode ser dispensado e haverá o remanejamento. 


O cadastro é gratuito e serão avaliados todos de acordo com a sua nota. A regra é simples: a melhor nota no Enem ocupa a vaga. Se o primeiro não puder se matricular há os remanejamentos e outros candidatos são convocados. 

As bolsas integrais são fornecidas para os alunos que realmente precisam e com as melhores notas. Com isso o MEC tenta igualar o acesso aos estudos nas camadas de baixa renda, uma grande maioria segundo pesquisas recentes do IBGE.

Comentários

Postagens mais visitadas